9 de mai de 2010

CARTÃO SURPRESA


Fui a um curso nesse fds em São José dos Campos, o tema foi Psicomotricidade: Estratégias Educacionais, curso este que foi ótimo!!!!

E, lá surgiu o assunto mudança de rotina, ou seja quebras repentinas de rotina que no nosso dia-a-dia acontecem e como sabemos nossos alunos que estao enquadrados dentro do TEA (transtorno do espetro autista) apresentam muita dificuldade em lidar com esses momentos entrando em surto e causando comportamentos inadequados. Comentei lá que em minha sala uso o cartão surpresa, para poder indicar ao aluno que haverá alguma quebra na rotina pré estabelecida, assim mostro o cartão e digo: " surpresa!!!! hj não tem piscina!!! teremos parque"

Assim, marco com uma caneta vermelha (aquelas de lousa branca e que saem com facilidade) um X vermelho no cartão e o substituo qdo necessário por outro. Costumo trocar por outra ação pq acho que fica melhor para o aluno entender, do que somente retira-lo da agenda.

Pois bem, como introduzi esse cartão?
como sabemos surpresa acontecem em nossas vidas, alguma boas e outras ruins, mas para que o aluno entendesse e atribuisse significado para o cartão eu comecei apresentando-lhes apenas surpresas boas e aos poucos adicionando as surpresas que não são tão agradáveis assim. Como no exemplo acima, minha aluna amava ir no parque, então trocava por esse cartão, ou por outro que sei que ela também gostava, quando percebi que ela estava entendendo seu significado ou seja que ao ver aquele cartão algo de diferente iria acontecer fui tb apresentando as surpresas não tao agradáveis. Claro que ela não gostou muito, e teve comportamentos inadequados, mas esta foi diminuindo gradativamente, e ela começou a aceitar melhor as mudanças! sempre que as mudanças não são agradaveis ela reclama um pouco, como nós não é mesmo! ma pude perceber que sua flexibilidade aumentou muito!

Espero ter ajudado! paty beijokas a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...