XVII TREINA 23 E 24 DE SETEMBRO DE 2010



XV TREINA Realizado em Pirassunuga pelo CEDAP Brasil, onde a discussão foi acerca da inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro autista. Posso dizer que as palestras foram simplesmente ótimas, possibilitando um momento rico de novas descobertas, muitas dicas de adequações a serem feitas e a necessidade de um olhar diferenciado no indivíduo.
Um vídeo de uma mãe desesperada que é injustiçada por pessoas que simplesmente não fazem nada e que por não conhecerem o assunto simplesmente a julgaram e a puniram, me emocionou muito e me fez pensar; Inclusão é somente vc colocar a criança com necessidades especiais junto a crianças de sua mesma idade???? integra-lá somente? sem pensar nos aspectos educacionais, em seu desenvolvimento????
NÃO!! isso não é inclusão, sinto dizer, mas ao meu ver é "socação" nos estamos "socando" nossas crianças em salas regulare e esperando que simplesmente por elas estarem inseridas dentro de uma sala (com seus pares cronológicos) irão se desenvolver e se encaixarem dentro da "normalidade" , todos devemos nos encaixar nesses padrões? pq o diferente não pode ser aceito e respeitado???? Estar em grupo é importante, mas somente isso não basta! Precisamos mudar nosso olhar,quebrar paradigmas anos impostos!
A frase da palestrante Adriana Helena Bueno Viera me marcou muito também, onde ela diz que não devemos olhar para a deficiência e sim para as potencialidades, não estamos lidando com um autista e sim com uma PESSOA portadora de autismo! olhar sempre a PESSOA e suas necessidades e potencialidades e não suas dificuldades!
VAMOS PARAR DE SIMPLESMENTE "SOCAR" NOSSAS CRIANÇAS ESPECIAIS NAS SALAS REGULARES!!!
Salas de recursos e multifuincionais são direitos da criança, um professor de apoio tb! uma educação de qualidade e o direito a educação e ao desenvolvimento de suas potencialidades tb! simplemente estar em grupo, pulando, gritanto, sentada no fundo da sala como expectator ou qualquer coisa parecida com isso não é inclusão!!!! Vamos abrir nossas mentes para esse novo desafio sempre lembrando-nos que estamos lidando com SERES HUMANOS, PESSOAS!!!!!!!!
Precisamos nos desprendermos dessa visão de escola tradicional! e nos adequarmos s nossa realidade!
Considero que cada pessoa presente na palestra é como uma sementinha plantada em cidades e regiões diferentes de nosso país e desejo, sonho! que esta semente floresça muito forte e nos possibilite colher bons frutos! podendo assim mudar nossa realidade!

Obrigada ao CEDAP pela possibilidade de momentos tão profundos e relevantes de reflexão e por difundirem toda essa sabedoria e conhecimento a todos nós que estavamos presentes!


Profª Adriana Helena Bueno Viera

Profª Roberta, Profª Lourdes, Profª Patrícia, Coordenadora do CEPAD Maria Elisa Granchi ,Profª Reginéa, Profª Cecília, Profª Adriana

Profª Patrícia (eu!rs), ProfªLourdes, ProfªRoberta

ProfªPatrícia, ProfªReginéia,ProfªRoberta, ProfªCecília, ProfªMaria Fernanda, ProfªSelma, ProfªSuely, Profª Lourdes, Profª Andreinha. Em momento de almoço.

Na Praça Central de Pirassununga, em momento de almoço e aproveitando para conhecer um poquinho da cidade.

Voltando para nossa terrinha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Site Para Criar Atividades Pontilhadas - http://twistynoodle.com