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Mostrando postagens de setembro 14, 2009
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Autismo e Desordens do Espectro Autista

rtigo de Marina da Silveira Rodrigues Almeida O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943, pelo Dr. Leo Kanner (médico austríaco, residente em Baltimore, nos EUA) em seu histórico artigo escrito originalmente em inglês: “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”. Em 1944, Hans Asperger, um médico também austríaco e formado na Universidade de Viena – a mesma em que estudou Leo Kanner -, escreve outro artigo com o titulo Psicopatologia Autística da Infância, descrevendo crianças bastante semelhantes às descritas por Kanner. Hoje em dia, atribui-se tanto a L. Kanner como a H. Asperger a identificação do autismo, sendo que por vezes encontramos os estudos de um e de outros associados a distúrbios diferentes. Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na

PECS

PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (PECS - Picture Exchange Communication System) As crianças com autismo, especialmente os mais jovens, freqüentemente tem grandes dificuldades para usar a linguagem expressiva. Cerca de 80% das crianças com autismo que entram nas escolas públicas com idade igual ou menor que 5 anos, não demonstram linguagem útil. Para estas crianças e outras que podem ter alguma fala, mas que ramente a utilizam em seu benefício, intervenções intensas e altamente estruturadas seriam necessárias para se conseguir que se desenvolva a linguagem. Outra das principais dificuldades com as que se enfrentam as crianças pequenas com autismo, é como eles se relacionam com as situações sociais. Estas crianças raramente começam uma interação com os adultos e usualmente não a ma

pintura!!!

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A pintura a dedo é uma das mais fascinantes atividades para as crianças. A parte mais difícil é acabar com a brincadeira depois que ela começa. Aqui você vai aprender a fazer, a um custo muito baixo, sua própria tinta atóxica, para suas atividades de pintura a dedo ou mesmo com pincel. Reforçamos aqui a idéia de que o uso das mãos em contato com diferentes texturas e temperaturas ajuda a criança com autismo a se organizar na parte sensorial!! Veja a seguir 2 Receitas simples para desenvolver a atividade de Pintura com os Dedos: Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material: Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina; Mesa lavável ou oleada para protegê-la; Bacia com água para molhar a folha de papel; Aventais de matéria plástica; Tintas (que

Deficiência mental e autismo na escola

As pessoas com deficiência mental e autismo são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, as crianças com deficiência mental e autismo podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta. Uma criança com atraso mental pode obter resultados escolares muito interessantes. É importante avaliar a necessidade específica da criança e seu grau de comprometimento para direcioná-la para à escola mais adequada: educação especial ou escola regular com adequação do currículo à criança. A seguir temos dicas importantes para o desenvolvimento infantil no período escolar: Dicas para pais Procure saber mais sobre deficiência mental e autismo. Outros pais, professores e técnicos poderão ajudar. Incentive o seu filho a ser independente. Por exemplo, ajude-o a aprender competências