Postagens

Mostrando postagens de junho 3, 2012

MODELO COGNITIVO COMPORTAMENTAL

O modelo cognitivo-comportamental é: · Destinado ao tratamento de crianças, adolescentes e adultos; · Orientado para a acção; · Prático e racional; · Ajuda o paciente a ganhar independência para lidar com eficácia os problemas do dia-a-dia. Este modelo vai permitir administrar melhor os sintomas básicos da perturbação e atenuar o impacto que estes têm na sua vida. Proporciona oportunidades para a criança: · Educar-se, · Colher dados sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos; · Testar os seus pensamentos e as suas crenças; · Praticar as técnicas cognitivas e comportamentais e experimentar comportamentos novos. O tratamento baseado neste modelo deve incluir: · Técnicas verbais e comportamentais que mudem os pensamentos do paciente, promovam mudanças de comportamentos e melhorem a sua função; · Procedimentos de intervenção verbal para a mudança cognitiva e manipulações contextuais ou actividades para encorajar a mudança comportamental. No modelo co

CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

Imagine como Reagiria Se: As pessoas nunca falassem directamente consigo mas conversassem sobre si na sua presença; As crianças se rissem de si na rua e que os adultos o olhassem e falassem sobre si em voz baixa e nas suas costas; As pessoas o levam de braço dado pela rua sem nunca lhe dizerem exactamente aonde vão; Não o deixassem ir sozinho a nenhum lugar; Os professores só lhe fizessem perguntas do género - “Que cor é esta?” ou “Mostra-me o teu nariz” – mesmo quando você já tem mais de 18 anos; As suas tentativas de fazer algo acabassem sempre por ser interrompidas por alguém que as faz por si; Está doente e ninguém se dá conta disso; Ouve constantemente as pessoas a discutirem entre si sobre o que você pode ou não pode fazer; Fosse/é um adulto mas que todos se referem a si como se fosse uma criança; As pessoas lhe dissessem constantemente o que fazer, sem nunca conversarem consigo sobre isso; As pessoas só esperassem de si comportamentos desadequados; Não lhe foss