Postagens

Mostrando postagens de janeiro 14, 2011

Site Para Criar Atividades Pontilhadas - http://twistynoodle.com

Imagem
http://twistynoodle.com Site muito interessante. Nele podemos encontranos várias imagens e com ela podemos editar e fazer atividades de escrita pontinhada. Observe o exemplo feito na imagem abaixo onde foi editado a figura da criança a frase AMO MINHA ESCOLA . É muito fácil basta escolher a imagem e escrever o que desejar (máximo 30 caracteres)). Vamos ao tutorial: Acesse aqui o site já traduzido. 2. Esconha um dos temas clicando na imagem. 3. No lado direito da tela vc encontrará três tipos de fontes: 4. Escreva a palavra ou frase desejada no espaço indicado na imagem abaixo: 5. Clique em Enviar (Submit). Espere carregar a imagem e salve em seu computador. Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/

COMO ENSINAR CRIANÇAS COM DEF. INTELECTUAL BRINCAR

Através do brincar , a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas e seu raciocínio criativo. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar, e com quem os pais raramente brincam, sofre bloqueios e rupturas em seus processos mentais. As crianças sem deficiência mental brincam espontaneamente, ou aprendem rapidamente através de imitação. Elas tentam todos os tipos de brincadeiras novas por curiosidade. As crianças deficientes , que têm um menor grau de comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo, também aprendem por imitação, contudo, freqüentemente necessitam ligeira ajuda para torná-las mais inquisitivas. Já as crianças com maior grau de comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo necessitam que lhes ensinem muita coisa e nesses casos a imitação quase não funciona. É necessário ensinar a tarefa em si e mostrar que o processo é divertido. Atividades para crianças com deficiência mental

Como tirar a fralda a uma criança com autismo

O atraso de desenvolvimento presente no autismo dificulta a aquisição de habilidades, diferentemente de pessoas com desenvolvimento típico, que a medida que crescem desenvolvem maior independência de modo gradual e progressivo. Com isto, é necessário que seja ensinado às pessoas com autismo tudo, até mesmo o que parece uma habilidade simples que ao longo da vida aprende-se de forma espontânea, para eles tem que ser ensinada. Um problema levantado pelos pais de pessoas com autismo é a dificuldade em tirar a fralda dos filhos. Inicialmente, o mais importante para começar o desfralde de alguma criança com autismo é ter em mente que será necessário paciência, persistência e confiança, porque para obtermos sucesso no desfralde, é indicado iniciar quanto mais cedo possível, em torno de dois anos e meio e três anos de idade. E ao tomar a decisão de iniciar o desfralde, a fralda não deverá mais ser colocada novamente na criança em nenhum momento seja para dormir, passear de ca

Como integrar autistas com não autistas

Orientação para crianças não autistas que convivem com autistas - Explicar que existem crianças que querem brincar com outras crianças mas que não sabem como fazer isto. Elas não sabem como fazer amigos e não sabem falar muito bem. Por isto elas precisam de ajuda. - Provavelmente as crianças dirão quem são estas crianças na turma. - Orientar para caso eles vejam que esta criança está sozinha durante uma atividade ou recreio, podem tentar pegá-la pela mão para trazê-la até o grupo. Mas que é importante ser persistente pois a criança pode não responder prontamente. - Para brincar com esta criança o ideal é tentar fazer inicialmente a mesma coisa que ela estiver fazendo e aos poucos tentar ir mudando para algo diferente que você quer fazer - Falar devagar e com frases curtas. Brinque falando o que você está fazendo e o que pretende fazer. - Oriente a ignorar os comportamentos estranhos como as estereotipias ou os gritos. Orientação para crianças não autistas que convivem com

O BRINCAR COMO AUXÍLIO NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA AUTISTA

Imagem
A brincadeira é a linguagem das crianças. Pela brincadeira se pode aprender a interação social, trabalhar a atenção, seqüências, habilidades, solucionar problemas, explorar sentimentos, desenvolver causa e efeito, estimular a criatividade. Com a falta de interação social, comunicação e problemas no comportamento, muitos autistas vão necessitar de ajuda para estabelecer uma relação com outras crianças e muitos não sabem brincar, o que precisa ser ensinado. Para começar escolha algo que funcione com o autista, o que chamaria a sua atenção (dinossauros, tubarão, fadas, jogos, bola). Deixe a criança iniciar a brincadeira, fazer uma escolha. Se a criança recusar a sua presença na brincadeira comece apenas observando-a brincar, depois introduza comentários ("nossa, este carro é bem veloz!"). Não se preocupe se a criança ignorar seus comentários, continue a introduzi-los aos poucos. Ajude a criança a engajar-se na comunicação recíproca na brincadeira.