Postagens

Mostrando postagens de maio 9, 2010
Imagem

alfabeto

Imagem

Curso em São José dos Campos, pelo UNIVERSO AUTISTA

Imagem
PSICOMOTRICIDADE: Aprenda como aplicar técnicas educacionais e estratégias para o desenvolvimento motor, cognitivo e efetivo da criança autista> 08/05/2010 Palestrante: Helena Gueiros http://www.universoautista.com.br/autismo/

sala de aula

Imagem
Minha sala de aula (quando eu lecionava na APAE de Socorro) Local da Higiêne Mesa do esperar ( ou onde era realizado trabalho mesa) área de lazer A sala de aula Trabalho Individual( com a Professora) àrea de trabalho Independente (Somente o aluno)

AGENDA CONCRETA

Imagem
Modelo de Agenda concreta

CARTÃO SURPRESA

Imagem
Fui a um curso nesse fds em São José dos Campos, o tema foi Psicomotricidade: Estratégias Educacionais, curso este que foi ótimo!!!! E, lá surgiu o assunto mudança de rotina, ou seja quebras repentinas de rotina que no nosso dia-a-dia acontecem e como sabemos nossos alunos que estao enquadrados dentro do TEA (transtorno do espetro autista) apresentam muita dificuldade em lidar com esses momentos entrando em surto e causando comportamentos inadequados. Comentei lá que em minha sala uso o cartão surpresa , para poder indicar ao aluno que haverá alguma quebra na rotina pré estabelecida, assim mostro o cartão e digo: " surpresa!!!! hj não tem piscina!!! teremos parque" Assim, marco com uma caneta vermelha (aquelas de lousa branca e que saem com facilidade) um X vermelho no cartão e o substituo qdo necessário por outro. Costumo trocar por outra ação pq acho que fica melhor para o aluno entender, do que somente retira-lo da agenda. Pois bem, como introduzi esse cartão? como sabe