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Mostrando postagens de setembro 15, 2009
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Todas essas atividades contem uma placa de calha embaixo para que o imã possa pegar nela. As atividades de parlendas foram entregues por etapas, sendo realizado primeiro o pareamento, depois colocado a frase de memoria ( sem auxílio), e por fim as palavras, também de memória.

Métodos de ensino são adaptados em aulas de música para deficientes

Adaptar instrumentos, com a criação de métodos de ensino, foi a forma encontrada pelos monitores de música da Fundação Carlos Gomes (FCG), que atuam na Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), para aplicar nas aulas de ensino musical. Eles integram a equipe técnica do projeto Música e Cidadania da FCG. "Buscar a inclusão de portadores de deficiência, por meio do aprendizado musical, é um dos nossos objetivos com o projeto Música e Cidadania, em parceria com a APPD. Isso se dá a partir de um ambiente de convivência e inclusão, que resulta na sociabilidade, aumento da autoestima, sensibilidade e criatividade dos alunos lá atendidos”, relata Júlia Câmara, coordenadora do projeto. A criatividade também faz parte do cotidiano dos professores. É o que confirma o musicista Sandro Santarém, professor de canto e percussão do projeto. “Houve necessidade de uma adaptação dos métodos usualmente ut